MATEMÁTICA - 3ª SEMANA - PROF: STENIO AGUIAR - TURMAS: A/B/C/D
ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROFESSOR: STÊNIO AGUIAR
7º
ANOS – TURMAS: A/B/C/D
NOME:_______________________
TURMA: _______ DATA: _____
MATEMÁTICA
Ano/Etapa: 7º
Ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Matemática
1ª
Semana de Março
Habilidades:
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam
cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por
meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos
com e sem uso de calculadora.
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que
envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da
regra de três, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora,
em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetos
do conhecimento:
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais.
Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas,
sem fazer uso da regra de três
INTRODUÇÃO:
Nessa nossa primeira semana de março iremos começar a
trabalhar um assunto muito importante que são as operações com os números
naturais.
Outro ponto muito importante é a aquisição da tabuada e que
sempre seu estudo seja diário. Lembrem-se a tabuada deve ser memorizada e
aprendida por completo, pois sem a mesma o aluno não conseguirá aprender os
próximos assuntos.
Números Naturais:
Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,
6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos)
que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de
um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos
dizer que é um número natural.
Quando o zero não faz parte do conjunto, é
representado com um asterisco ao lado da letra N e, nesse caso, esse conjunto é
denominado de:
Conjunto dos Números Naturais
Não-Nulos:
N* = {1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}.
·
Conjunto dos Números Naturais Pares = {0, 2, 4, 6, 8...}
·
Conjunto dos Números Naturais Ímpares = {1, 3, 5, 7, 9...}
O conjunto de números naturais é infinito. Todos possuem um
antecessor (número anterior) e um sucessor (número posterior), exceto o número
zero (0). Assim:
·
o antecessor de 1 é
0 e seu sucessor é o 2;
·
o antecessor de 2 é
1 e seu sucessor é o 3;
·
o antecessor de 3 é
2 e seu sucessor é o 4;
·
o antecessor de 4 é
3 e seu sucessor é o 5.
Cada elemento é igual ao número antecessor mais um,
exceptuando-se o zero. Assim, podemos notar que:
·
o número 1 é igual
ao anterior (0) + 1 = 1;
·
o número 2 é igual
ao anterior (1) + 1 = 2;
·
o número 3 é igual
ao anterior (2) + 1 = 3;
·
o número 4 é igual
ao anterior (3) + 1 = 4.
A função dos números naturais é contar e ordenar. Nesse
sentido, vale lembrar que os homens, antes de inventarem os números, tinham
muita dificuldade em realizar a contagem e ordenação das coisas.
De acordo com a história, essa necessidade começou com a
dificuldade apresentada pelos pastores dos rebanhos em contarem suas ovelhas.
Assim, alguns povos antigos, desde os egípcios, babilônios,
utilizaram diversos métodos, desde acumular pedrinhas ou marcar as ovelhas.
VIDEOS DO YOUTUBE SOBRE O ASSUNTO:
https://www.youtube.com/watch?v=kR2coFNP0_g
https://www.youtube.com/watch?v=cL6ebfPmaso
ATIVIDADES:
Questão 01: Em uma concessionária, uma determinada motocicleta é
financiada por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00.
Ao final dos 24 meses qual o valor total do financiamento?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
Questão 02: Uma empresa faturou 1.430.820 reais em 2014 e em 2015
o seu faturamento foi de 2.020.460 reais.
a) Em quantos reais aumentou o faturamento dessa empresa
no período?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
b) O aumento do faturamento no período foi maior ou menor
que 50%? Explique sua resposta.
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
Questão 03: Ari comprou 5 caixas de suco. A vendedora verificou o
preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um desconto de 76 reais.
Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes
do desconto?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
Questão 04:
Leia o trecho abaixo, em seguida responda as questões.
Ceará
ultrapassou a marca dos 500 óbitos pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo
dados divulgados às 9h04 desta sexta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do
Ceará (Sesa). De acordo com o órgão, o Estado registrou 505 mortes provocadas
pela doença e 7.879 casos confirmados. A taxa de letalidade é de 6,4%.
Fortaleza,
epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.997 casos
confirmados de infecção e 387 mortes em decorrência da Covid-19. Dos 184
municípios cearenses, 150 cidades têm casos confirmados de coronavírus, até
esta sexta-feira. (Disponível em:
<https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/01/ceara-ultrapassa-500obitos-por-covid-19-e-registra-78-mil-casos-em-150-municipios.ghtml>.
Acesso:
01/05/2020)
a) Quantos municípios do CE não tem casos registrados de
coronavírus?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
b) Retirando os casos registrados em Fortaleza, quantos
casos de coronavírus foram registrados nos demais municípios do CE?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS:
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