MATEMÁTICA - 3ª SEMANA - PROF: STENIO AGUIAR - TURMAS: A/B/C/D

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

PROFESSOR: STÊNIO AGUIAR

 

7º ANOS – TURMAS: A/B/C/D

 

NOME:_______________________ TURMA: _______ DATA: _____

 

 

 

MATEMÁTICA

 

Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Matemática

1ª Semana de Março

 

Habilidades: 

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da regra de três, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetos do conhecimento:

Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais.

Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da regra de três

 

INTRODUÇÃO:

Nessa nossa primeira semana de março iremos começar a trabalhar um assunto muito importante que são as operações com os números naturais.

Outro ponto muito importante é a aquisição da tabuada e que sempre seu estudo seja diário. Lembrem-se a tabuada deve ser memorizada e aprendida por completo, pois sem a mesma o aluno não conseguirá aprender os próximos assuntos.

Números Naturais:

Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.

 

Quando o zero não faz parte do conjunto, é representado com um asterisco ao lado da letra N e, nesse caso, esse conjunto é denominado de:

 

Conjunto dos Números Naturais Não-Nulos: 

 

N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}.

 

·       Conjunto dos Números Naturais Pares = {0, 2, 4, 6, 8...}

·       Conjunto dos Números Naturais Ímpares = {1, 3, 5, 7, 9...}

O conjunto de números naturais é infinito. Todos possuem um antecessor (número anterior) e um sucessor (número posterior), exceto o número zero (0). Assim:

·       o antecessor de 1 é 0 e seu sucessor é o 2;

·       o antecessor de 2 é 1 e seu sucessor é o 3;

·       o antecessor de 3 é 2 e seu sucessor é o 4;

·       o antecessor de 4 é 3 e seu sucessor é o 5.

Cada elemento é igual ao número antecessor mais um, exceptuando-se o zero. Assim, podemos notar que:

·       o número 1 é igual ao anterior (0) + 1 = 1;

·       o número 2 é igual ao anterior (1) + 1 = 2;

·       o número 3 é igual ao anterior (2) + 1 = 3;

·       o número 4 é igual ao anterior (3) + 1 = 4.

A função dos números naturais é contar e ordenar. Nesse sentido, vale lembrar que os homens, antes de inventarem os números, tinham muita dificuldade em realizar a contagem e ordenação das coisas.

De acordo com a história, essa necessidade começou com a dificuldade apresentada pelos pastores dos rebanhos em contarem suas ovelhas.

Assim, alguns povos antigos, desde os egípcios, babilônios, utilizaram diversos métodos, desde acumular pedrinhas ou marcar as ovelhas.

 

VIDEOS DO YOUTUBE SOBRE O ASSUNTO:

https://www.youtube.com/watch?v=kR2coFNP0_g

https://www.youtube.com/watch?v=cL6ebfPmaso


ATIVIDADES:


Questão 01: Em uma concessionária, uma determinada motocicleta é financiada por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao final dos 24 meses qual o valor total do financiamento?

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:

 

 

 

 

 

 

 

Questão 02: Uma empresa faturou 1.430.820 reais em 2014 e em 2015 o seu faturamento foi de 2.020.460 reais.

 

a)  Em quantos reais aumentou o faturamento dessa empresa no período?

 

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:

 

 

 

 

b)  O aumento do faturamento no período foi maior ou menor que 50%? Explique sua resposta.

 

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:

 

 

 

 

Questão 03: Ari comprou 5 caixas de suco. A vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes do desconto?

 

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:

 

 

 

 

Questão 04: Leia o trecho abaixo, em seguida responda as questões.

Ceará ultrapassou a marca dos 500 óbitos pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo dados divulgados às 9h04 desta sexta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com o órgão, o Estado registrou 505 mortes provocadas pela doença e 7.879 casos confirmados. A taxa de letalidade é de 6,4%.

Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.997 casos confirmados de infecção e 387 mortes em decorrência da Covid-19. Dos 184 municípios cearenses, 150 cidades têm casos confirmados de coronavírus, até esta sexta-feira. (Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/01/ceara-ultrapassa-500obitos-por-covid-19-e-registra-78-mil-casos-em-150-municipios.ghtml>. Acesso:

01/05/2020)

a)  Quantos municípios do CE não tem casos registrados de coronavírus?

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:

 

 

b)  Retirando os casos registrados em Fortaleza, quantos casos de coronavírus foram registrados nos demais municípios do CE?

 

CALCULOS OBRIGATÓRIOS:




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