LÍNGUA PORTUGUESA- 1ª SEMANA- Profas Mariane Frota/Thaís Saraiva
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 7º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profªs: Mariane Frota/ Thaís Saraiva
Objeto do
conhecimento: Revisão
Atividade: 1ª Semana
Outro presente para a senhora
Carlos Drummond de Andrade
— Mãe, taqui seus chocolates!
—
Que chocolates, meu anjo?
—
A senhora não sabe que, no Dia das
Mães, dê chocolate pra ela? Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série,
pra senhora. Tem bombons, tabletes, figurinhas, pastilhas, drágeas... Um
negócio, mãe! [...]
—
Alfredinho, o médico me proibiu de
comer chocolate.
—
E daí? Esquece o médico. Não é Dia
dos Médicos, é Dia das Mães, dia da senhora. Quando é que as mulheres vão se emancipar da tutela dos homens?
—
E você não é homem, criatura? Você
quer que eu seja independente comendo chocolate que você faz questão de me dar?
— Fico triste com a senhora.
—
Fique não, querido. Vamos fazer
uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua
namorada.
—
A Georgiana? A Georgiana não é
casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães?
Pega mal.
— Toda namorada merece ganhar presentes em qualquer dia do ano.
—
Não posso dar chocolates a Georgiana.
—
Não pode, por quê?
—
Engorda.
—
Ah, muito bonito. Então a
Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?
— Não é nada disso, mãe. Também não quero que a senhora engorde, mas se
engordar, problema do papai.
—
O problema é meu antes de mais
ninguém, ouviu? Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o
que lhe convém ou não convém?
—
Mas chocolate, uma coisa à-toa...
Que importância tem isso? [...]
— É uma tentação, mas eu resisto.
Interpretando o texto (A partir daqui, você deve registrar as atividades no seu caderno. Ø Responda em seu
caderno com capricho e atenção. 1. No texto em estudo, há a presença do
discurso direto ou do indireto?
Lembre-se que: |
Discurso direto: Este
é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição
exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. Discurso
indireto: É caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar
as suas próprias palavras para
reproduzir as falas dos personagens. |
2.
Qual o tipo textual predominante no texto em
estudo: narrativo, dialogal ou descritivo? 3.
Agora, observe o título. Por que você acha que o
autor utilizou o termo “outro”? 4.
Na frase “Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra
senhora”, a expressão destacada foi uma criação de Alfredinho. Qual a
intenção do filho ao usar tal expressão? Marque com um X a resposta correta. (Transcreva para seu caderno apenas a alternativa
que considerar correta) a)
( )
Fazer suspense quanto ao presente comprado. b)
( )
Convencer a mãe de que não devia dar o presente à namorada. c)
( )
Mostrar que ele sabia o que estava fazendo. d)
( )
Destacar o fato de que o presente era diferenciado. 5.
Alfredinho tenta dar um presente à mãe. Por que
ela o recusa? 6.
Diante da recusa da mãe, que
argumento o rapaz utiliza para tentar convencê-la a aceitar e comer os chocolates? 7.
Em certo momento do texto o filho diz: "Eu
ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe". O que ele quis dizer com essa afirmativa? |
Por se
tratar de um diálogo, é comum encontrarmos marcas de oralidade durante a
comunicação. É o que chamamos de Linguagem
Informal. (Apenas leitura)
Linguagem formal
Linguagem informal
9. Observe: |
Gíria
é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode
se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Assim como a língua,
ela também muda conforme o tempo, ou seja, entra e sai de moda. |
a.
No trecho: “A Georgiana não é casada nem mãe
solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães? Pega mal”.
A expressão destacada é uma gíria. Explique o seu significado. b.
“Pegar mal” é uma gíria pertencente ao grupo jovem
e foi utilizada no texto justamente para caracterizar a personagem do filho.
Você, adolescente, deve conhecer muitas gírias atuais. Tente se lembrar de,
no mínimo, três gírias utilizadas por você e seus amigos nos últimos anos. c.
Agora, faça uma pesquisa com seus pais ou avós.
Durante a adolescência deles que gírias
eles utilizavam? Escreva-as quantas você descobrir. |
e muito bom o blog mais facil ser cormunica e acha as atividades e pelo whátnZp mais obrigada a todo os professores e conservadores e diretora por tudo
ResponderExcluirAgradecemos o reconhecimento!
Excluirsanches
Excluir