LÍNGUA PORTUGUESA- 1ª SEMANA- Profas Mariane Frota/Thaís Saraiva

 

 

                                                                                                      

 

                                                              LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 7º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa   

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profªs: Mariane Frota/ Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Revisão

Atividade: 1ª Semana

Caixa de Texto:             Olá, aluno. Esperamos que esteja bem e animado para mais um ano. Mais um ano letivo se inicia, com ele, novas expectativas, desafios, novas aprendizagens e desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Se você não se dedicou o suficiente no ano passado, nunca é tarde demais para mostrar o seu potencial, então vamos aproveitar o novo ano letivo para arregaçar as mangas, tirar as melhores notas e mostrar ao que viemos! A atividade dessa semana fará você lembrar dos conteúdos que estudamos ano passado, seja com as atividades e com as aulas no google meet. Então vamos lá?

 

 

 

 

 

 

Outro presente para a senhora

Carlos Drummond de Andrade

 

  Mãe, taqui seus chocolates!

  Que chocolates, meu anjo?

  A senhora não sabe que, no Dia das Mães, dê chocolate pra ela? Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra senhora. Tem bombons, tabletes, figurinhas, pastilhas, drágeas... Um negócio, mãe! [...]

  Alfredinho, o médico me proibiu de comer chocolate.

  E daí? Esquece o médico. Não é Dia dos Médicos, é Dia das Mães, dia da senhora. Quando é que as mulheres vão se emancipar da tutela dos homens?

  E você não é homem, criatura? Você quer que eu seja independente comendo chocolate que você faz questão de me dar?

  Fico triste com a senhora.

  Fique não, querido. Vamos fazer uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.

  A Georgiana? A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães? Pega mal.

  Toda namorada merece ganhar presentes em qualquer dia do ano.

  Não posso dar chocolates a Georgiana.

  Não pode, por quê?

  Engorda.

  Ah, muito bonito. Então a Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?

  Não é nada disso, mãe. Também não quero que a senhora engorde, mas se engordar, problema do papai.

  O problema é meu antes de mais ninguém, ouviu? Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o que lhe convém ou não convém?

  Mas chocolate, uma coisa à-toa... Que importância tem isso? [...]

  É uma tentação, mas eu resisto.

 

Interpretando o texto (A partir daqui, você deve registrar as atividades no seu caderno.

Ø  Responda em seu caderno com capricho e atenção.

 

1.    No texto em estudo, há a presença do discurso direto ou do indireto? Lembre-se que:

Discurso direto: Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.

Discurso indireto: É caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras

para reproduzir as falas dos personagens.

 

2.        Qual o tipo textual predominante no texto em estudo: narrativo, dialogal ou descritivo?

3.        Agora, observe o título. Por que você acha que o autor utilizou o termo outro”?

4.            Na frase “Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra senhora”, a expressão destacada foi uma criação de Alfredinho. Qual a intenção do filho ao usar tal expressão? Marque com um X a resposta correta. (Transcreva para seu caderno apenas a alternativa que considerar correta)

a)       (      ) Fazer suspense quanto ao presente comprado.

b)       (      ) Convencer a mãe de que não devia dar o presente à namorada.

c)        (      ) Mostrar que ele sabia o que estava fazendo.

d)       (      ) Destacar o fato de que o presente era diferenciado.

 

5.        Alfredinho tenta dar um presente à mãe. Por que ela o recusa?

6.        Diante da recusa da mãe, que argumento o rapaz utiliza para tentar convencê-la a aceitar e comer os chocolates?

7.        Em certo momento do texto o filho diz: "Eu ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe". O que

ele quis dizer com essa afirmativa?

 

Por se tratar de um diálogo, é comum encontrarmos marcas de oralidade durante a comunicação. É o que chamamos de Linguagem Informal. (Apenas leitura)




Linguagem formal


A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

Características da linguagem formal:

• Segue rigorosamente as regras da gramática;
• Pronúncia clara e correta das palavras;
• Vocabulário rico e vasto.

Linguagem informal


A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.

Características da linguagem formal:

• Não se preocupa com o uso correto das normas gramaticais;
• Utiliza vocabulário simples, expressões populares e coloquialismos;
• Ocorre o uso de gíria, palavrões, palavras inventadas, onomatopeia, gestos;
• Aplicação de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá, tbm, dps, tlg;
• Está sujeita a mudanças regionais, culturais e sociais.



Caixa de Texto: 8. As frases a seguir foram retiradas do texto e estão na linguagem informal. Tente reescrevê-las de forma que fiquem na linguagem formal. (Registre as atividades no seu caderno.)

a)	— Mãe, taqui seus chocolates!

b)	— Fique não, querido. Vamos fazer uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.

c)	A senhora quer ter uma nora de barrigona estufada de tanto comer chocolate, só pra ter o gosto de mostrar que a sogra dela é mais leve que manequim!

 

 

 

9. Observe:

Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Assim como a língua, ela também muda conforme o tempo, ou seja, entra e sai de moda.

a.        No trecho: “A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães? Pega mal”. A expressão destacada é uma gíria. Explique o seu significado.

 

b.        “Pegar mal” é uma gíria pertencente ao grupo jovem e foi utilizada no texto justamente para caracterizar a personagem do filho. Você, adolescente, deve conhecer muitas gírias atuais. Tente se lembrar de, no mínimo, três gírias utilizadas por você e seus amigos nos últimos anos.

 

c.         Agora, faça uma pesquisa com seus pais ou avós. Durante a adolescência deles que gírias eles utilizavam? Escreva-as quantas você descobrir.

 

 

 

Comentários

  1. e muito bom o blog mais facil ser cormunica e acha as atividades e pelo whátnZp mais obrigada a todo os professores e conservadores e diretora por tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

atividade 7 anos de inglês 2ªsemana de Abril prof:Givanildo

LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SEMANA- Profas Mariane Frota/ Thaís Saraiva

atividade língua inglesa 7 anos 2ª semana de março