LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SEMANA- Profas Mariane Frota/ Thaís Saraiva

 

7ª ANO- LÍNGUA PORTUGUESA

2ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profªs: Mariane Frota/ Thaís Saraiva

Objeto de conhecimento: Leitura

 

 

Aluno (a):


 

Habilidade: (EF69LP47) (EF01LP14)

 

 

Olá, pessoal! Você já leu ou assistiu a um filme de suspense? O gênero suspense tem sua origem nos textos jornalísticos de publicações inglesas (século XIX) que abordam tragédias e crimes não solucionados. Depois de um tempo, o suspense também ficou ligado ao mistério ou terror, causando medo, susto e tratando de temas desconhecidos. O texto abaixo é um suspense. Preparado?

 

 

O médico-fantasma

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois garotos conver- savam sentados na varanda da casa de um deles.

-  Você acredita em fantasma? - perguntou o mais novo.

-  Eu não! - disse o outro.

-  Acredita sim! - insistiu o mais novo.

-  Pode apostar que não - replicou o outro.

-  Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.

-  Ah, é? - disse o garoto que fora desafiado. - Pois então vamos já para o cemi- tério, que vou provar minha coragem.


     Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado.

O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.

Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer caretas para o amigo. Depois se encostou no portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que a camiseta estava presa.

-  Socorro! Alguém me ajude! - ele gritou, desmaiando em seguida.

Nisso, apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.

-  Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coi- tadinho pensou que algum fantasma o estivesse segurando.

O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.

-  Obrigado. Como é que o senhor se chama?

-  Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.

O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou no mesmo instante.

-  Vão para casa meus filhos- ele disse. - Já passou da hora de dormir.

No dia seguinte, os meninos foram procurar o velhinho para agradecer-lhe a ajuda. Mas não o encontraram, nem no cemitério, nem em lugar nenhum.E foi assim que ambos perderam o medo de fantasma,quando perceberam que nem todos os se- res misteriosos fazem o mal. Pelo contrário, podem até ajudar. Como aquele médico, que nunca mais apareceu.

 

PRIETO, Heloisa. Lá vem histó- ria outra vez - Contos do folclore mun- dial. São Paulo: Companhia das letri- nhas, 1997.

 

 

 

Questão 1. Após a leitura do texto, diga. Qual é o título do texto? E qual é o seu tema?

 

      Questão 2. Esse é um texto narrativo, informativo, ou descritivo?


 

        Questão 3. Quantos e quais são os personagens do texto?

 

          Questão 4. Quem é o autor do texto?



          Questão 5. Se algum amigo seu te desafiasse assim como aconteceu no texto, você aceitaria? Justifique sua resposta.

 


       Questão 6. Algumas histórias ou filmes de suspense não tem finais felizes. O que você achou do final da história a cima? Mudaria algo? Reescreva o último parágrafo do texto, criando um final diferente. Seja criativo!


    Questão 7- Leia o conto abaixo para responder a questão:

 


Berto

 

Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas. Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra. Silenciosamente, ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho.

Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ... AAAAIIII! Os galhos tinham vários espinhos!

O garotinho andou até Berto:


  Desculpe-me – ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom. Quem é você

  Eu sou Berto, um abominável homem das neves!

 

 BUCKINGHAM, M. “O não tão abominável homem das Neves”. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005. s/p.

 

 

a)     Na passagem “Silenciosamente, ele rastejou para perto delas.”, a vírgula separa uma palavra que indica:

(      ) o modo com que Berto rastejou. 

( ) o lugar para onde Berto rastejou. 

(       ) o tempo com que Berto rastejou.

 

 

b)     O ponto de exclamação acompanha a interjeição “[...] AAAAIIII!” que exprime:

(      ) espanto

 

(      ) dor

 

(      ) lamento

 

 

 

c)      A frase “Quem é você” deve ser encerrada com:


 (    ) reticências

(      ) ponto final

 

(      ) ponto de interrogação


 

 

d)     No trecho “– Desculpe-me [...]”, o travessão introduz uma fala: (   ) do homem das Neves, Berto.

(      ) do garotinho Tom.

 

(      ) do narrador da história.

 


e)     Cite os sinais de pontuação presentes no texto:

 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

atividade língua inglesa 7 anos 2ª semana de março

Atividade de ingles 3ª semana de março professor Givanildo,conato 81935494,nildogiva40@gmail.com

ATIV. DE INGLÊS 1ª SEMANA DE ABRIL PROFESSOR GIVANILDO