LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SEMANA- Profas Mariane Frota/ Thaís Saraiva
7ª ANO- LÍNGUA
PORTUGUESA
2ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profªs: Mariane Frota/ Thaís Saraiva
Objeto de
conhecimento: Leitura
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP47) (EF01LP14)
Olá, pessoal! Você já leu ou assistiu a
um filme de suspense? O gênero suspense tem sua origem nos textos jornalísticos
de publicações inglesas (século XIX) que abordam tragédias e crimes não
solucionados. Depois de um tempo, o suspense também ficou ligado ao mistério ou
terror, causando medo, susto e tratando de temas desconhecidos. O texto abaixo
é um suspense. Preparado?
O médico-fantasma
Esta história tem sido contada de pai
para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de
um sábado de verão. Dois garotos conver- savam sentados na varanda da casa de
um deles.
- Você acredita em fantasma? - perguntou o mais novo.
- Eu não! - disse o outro.
- Acredita sim! - insistiu o mais novo.
- Pode apostar que não - replicou o outro.
-
Tudo bem. Aposto minha bola de
futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
-
Ah, é? - disse o garoto que fora
desafiado. - Pois então vamos já para o cemi- tério, que vou provar minha coragem.
O silêncio era profundo.
Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e
bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu.
Parou na frente do portão e começou a fazer caretas para o amigo. Depois se
encostou no portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que a
camiseta estava presa.
- Socorro! Alguém me ajude! - ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso, apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério,
abriu o portão e chamou o outro menino.
-
Seu amigo prendeu a manga da
camisa no portão e desmaiou de medo. Coi- tadinho pensou que algum fantasma o
estivesse segurando.
O garoto reparou
que o velhinho era muito magro, quase transparente.
- Obrigado. Como é que o senhor se chama?
- Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu
amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do
menino desmaiado e ele despertou no mesmo instante.
- Vão para casa meus filhos- ele disse. - Já passou da hora de dormir.
No dia seguinte, os meninos foram procurar o velhinho
para agradecer-lhe a ajuda. Mas não o encontraram, nem no cemitério, nem em
lugar nenhum.E foi assim que ambos perderam o medo de fantasma,quando
perceberam que nem todos os se- res misteriosos fazem o mal. Pelo contrário,
podem até ajudar. Como aquele médico, que nunca mais apareceu.
PRIETO, Heloisa. Lá vem histó- ria
outra vez - Contos do folclore mun- dial. São Paulo: Companhia das letri-
nhas, 1997.
Questão 1. Após a leitura do texto,
diga. Qual é o título do texto? E qual é o seu
tema?
Questão
2. Esse
é um texto narrativo, informativo, ou descritivo?
Questão
4. Quem
é o autor do texto?
Questão 6. Algumas histórias ou filmes de suspense não tem finais felizes. O que você achou do final da história a cima? Mudaria algo? Reescreva o último parágrafo do texto, criando um final diferente. Seja criativo!
Questão 7- Leia o conto abaixo para responder a questão:
Berto
Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto
das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas. Certo dia, Berto estava
perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra. Silenciosamente,
ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho.
Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto
mergulhou na moita para se esconder. Mas ... AAAAIIII! Os galhos tinham vários
espinhos!
O garotinho andou até Berto:
– Desculpe-me
– ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom. Quem é você
–
Eu sou Berto, um abominável homem das neves!
a)
Na passagem “Silenciosamente, ele
rastejou para perto delas.”, a vírgula separa uma palavra que indica:
( ) o modo com que Berto rastejou.
( ) o lugar para onde Berto rastejou.
( ) o tempo com que Berto rastejou.
b)
O ponto de exclamação acompanha a
interjeição “[...] AAAAIIII!” que exprime:
( ) espanto
( ) dor
( ) lamento
c) A frase “Quem é você” deve ser encerrada com:
( ) reticências
( )
ponto final
( ) ponto de interrogação
d)
No trecho “– Desculpe-me [...]”, o
travessão introduz uma fala: ( ) do
homem das Neves, Berto.
( )
do garotinho Tom.
( ) do narrador da história.
e) Cite os sinais de
pontuação presentes no texto:
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